info@babysigns.pt

Na Alegria e na Tristeza: Descodificar o que um Bebé precisa Nunca foi Tão Simples

Na Alegria e na Tristeza: Descodificar o que um Bebé precisa Nunca foi Tão Simples

No Best Seller “Baby Signs”, o primeiro livro das Fundadoras Linda Acredolo e Susan Goodwyn, elas falam do quanto o choro pode ser ambíguo e de como rapidamente se consegue contornar e perceber exatamente a razão e ajudar assim o bebé a acalmar.

 .

O choro é claramente um sinal de “stress” ou desconforto e leva o adulto a tomar uma ação. No entanto, não deixa claro por si só, qual o real problema.

Será que acidentalmente beliscaste o teu bebé ao colocar a fralda? Será que te esqueceste do seu brinquedo favorito? Será que a água da banheira está muito quente ou muito fria? Terá o teu bebé uma dor de ouvido? Estará o teu bebé simplesmente zangado porque outra criança tirou-lhe o brinquedo?

Com os gestos do Programa Baby Signs®, o teu bebé, irá, mais rapidamente, ser capaz de indicar ao adulto qual o problema.

Uma vez descodificado o que o teu bebé precisa, transformar as lágrimas em sorrisos torna-se muito mais fácil.

 

Artigo relacionado: O meu bebé acorda várias vezes durante a noite, o que fazer?[Testemunho]

 

Este sorriso representa duas fontes de felicidade. Não só porque o problema ficou resolvido, mas porque também o teu bebé ganhará uma evidência adicional de que o adulto se preocupa com ele e que seguramente o irá ajudar.

 

Artigo relacionado: Porquê que as mamãs são fãs do Programa Baby Signs® [Vídeo Fofo]

Felizmente os bebés não passam todo o seu tempo a chorar. Eles também passam uma boa porção dos seus dias, felizes e sentindo-se amados. E os gestos têm o seu papel também nesta altura. Quando uma criança aprende a “rotular” uma criança que está a sorrir no parque como estando “Feliz”, ou ao ver num livro um pai e filho a abraçarem-se e serem identificados como “Amor”, esta criança demonstra o desenvolvimento de um novo talento – reconhecimento de emoções dos outros.

As pesquisas indicam que estas competências são um passo crítico para o desenvolvimento da simpatia, empatia e auto-controlo. Três competências emocionais que todos os pais desejam que as suas crianças desenvolvam.

Como é o caso de um pequenote de pouco mais de 1 ano, que estava a chorar no recreio da Creche, a educadora perguntar se ele estava triste, e ele “responder” que estava zangado, porque queria a bola que o colega tirou.

Artigo: Quantos gestos um bebé consegue aprender?

 

Descodificar o choro torna-se de facto simples quando usamos a metodologia Baby Signs® no dia a dia familiar ou de Creche.

 

Artigo relacionado: Como Funcionam os Gestos em Grupos de Creches?

Para saber como formar e Certificar uma equipa de uma Instituição Infantil no Programa Baby Signs®, envia um email para info@babysigns.pt

 .

Para frequentar um workshop para pais, procure o mais próximo em www.babysigns.pt/eventos

 .

Um dia feliz,

Sabla D’Oliveira

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Ao publicar um comentário neste site, concordas com a politica de privacidade do site acerca de como os teus dados são guardados e geridos.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.