Saudade

A palavra que mais se diz e o sentimento que mais se sente ultimamente é a SAUDADE.

Temos saudades dos nossos familiares, dos nossos amigos, dos nossos passeios em grupo e até dos nossos trabalhos. Pelo menos, quem como eu trabalha fazendo o que gosta, de certeza que sente saudades!

As saudades dos workshops com pais e profissionais conseguem-se apaziguar graças aos workshops online, que se vão realizando , em que pais/famílias e profissionais de educação, como educadores de infância,  ou de saúde, como terapeutas da fala, estão aproveitando o tempo que estão em casa, para adquirirem conhecimentos sobre esta ferramenta de comunicação que é o Programa Baby Signs®.

Já as saudades das sessões Baby Signs® em creche e berçário terão que esperar ainda para irem embora. Até lá, resta-me dar um pouquinho de mim enviando vídeos aos pais e/ou creche para que os pais possam dar uma certa continuidade. É tão pouco, mas fico de coração cheio quando recebo feedbacks como este:

 

Assisti ao vídeo com os miúdos e, enquanto mostravas o cartão, o Gabriel alguns fazia logo o gesto,os outros depois de fazeres o gesto ele repetia… que engraçado…”

 

Nós, adultos, sentimos saudades e as crianças? Com certeza que também sentem muitas! Dos amigos, de ir ao parque, dos familiares e muitos sentirão , inclusive, das suas rotinas.

E os bebés, será que também sentem saudades?

“São tão pequenos…não lhes faz diferença.” ou ainda: “Ainda não sentem nada.”, poderão responder ou simplesmente pensar algumas pessoas. Mas a resposta é: “Claro que sim!!!”

 

Os bebés pensam, fazem ligações fantásticas em relação ao que os rodeia, têm sentimentos… logo também sentem saudades.

 

E quem aplica o Programa Baby Signs® , desde cedo tem acesso à mente do(s) seu(s) bebé(s), pois consegue compreender muito mais o que o bebé pretende transmitir.

Conheça neste artigo outros benefícios: 11 Benefícios que pais e profissionais adoram no Programa Baby Signs®

Deixo-vos um exemplo muito simples, que pode ser comum em várias casas:

Bebé de 10 meses, por exemplo, que passa o dia com a mãe e como que de repente, começa a chorar.

  • Resposta sem Programa Baby Signs®: Mãe pensa a que horas o bebé comeu, há quanto tempo mudou a fralda, ainda verifica a temperatura corporal… pega ao colo e o bebé acaba por parar de chorar. Porque parou de chorar? Porque teve o colo da mãe como consolo. Mas consolo do quê? Era mesmo preciso ter esperado o tempo das verificações todas? A mãe ficou na mesma sem perceber porque chorava o seu bebé.
  • Resposta com Programa Baby Signs®Mãe pergunta ao seu bebé porque chora e o bebé gesticula algo junto da testa, que a mãe reconhece como gesto da palavra pai e percebe que o bebé está com saudades do pai. Pega no bebé, explica que logo logo o pai chegará e pode até aproveitar para ver fotografias do pai com o bebé.

Simples assim, em que apenas UM GESTO faz toda a diferença. Nesta situação, a mãe conseguiu perceber logo o motivo do choro e ser assertiva , dando-lhe a resposta que necessitava.

Tenham um bom dia!

Eliane Félix
Torres Vedras

Instrutora Certificada Independente Baby Signs®
Siga todo o trabalho nas redes sociais:
Facebook: Baby Signs _ Falar antes de Falar
Instagram: eliane.felix_babysigns

E no Blog: https://www.criancasfelizesadultosmelhores.com/

E-mail: elianefelix@babysigns.pt

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.