info@babysigns.pt

11 Benefícios que Pais e Profissionais Adoram no Programa Baby Signs®

11 Benefícios que Pais e Profissionais Adoram no Programa Baby Signs®

O quanto seria maravilhoso se os bebés conseguissem  indicar o que precisam, vêem ou sentem muito antes de saberem falar?

.

Bebés com menos de 2 anos, e muito antes de terem a capacidade para falar, podem, através de gestos simples indicar-nos aquilo que eles precisam, vêem e sentem!

.

Conheça aqui 11 dos principais benefícios que as famílias e profissionais adoram quando começam a usar o Programa Baby Signs® – linguagem gestual para bebés ouvintes –  no seu dia a dia!

 

  1. Diminui frustrações

  2. Diminui Birras

  3. Aumenta a auto-confiança

  4. Aumenta a auto-estima

  5. Estimula o desenvolvimento da fala

  6. Aumenta os laços pais-criança

  7. Desenvolve a inteligência

  8. Aumenta as competências sociais

  9. Permite a expressão de sentimentos – Inteligência Emocional

  10. Aumenta a capacidade de empatia

  11. Diminui comportamentos agressivos

 

1. Diminui Frustrações

Bebés que conseguem indicar que precisam de “comer” ou que querem “mais”, estão a comunicar aquilo que necessitam e sabem à partida que serão correspondidos e compreendidos. Portanto não passam pela frustração de quererem comunicar e não serem percebidos. E isto é para os dois lados…os pais e profissionais também ficam muito menos frustrados por não terem de estar constantemente a adivinhar!

 

Artigo relacionado: Nunca Subestime o poder de um gesto

 

2. Diminui Birras

As birras andam de mãos dadas com a frustração. Com as ferramentas partilhadas pelo Programa Baby Signs®, os bebés não precisam de recorrer tantas vezes ao choro para terem as suas necessidades correspondidas. O que torna os bebés seres mais tranquilos por comunicarem de forma tão eficaz!

 

3. Aumenta a auto-confiança

Bebés que usam o Programa Baby Signs® são bebés mais confiantes, pois “conversam” com os adultos e são finalmente entendidos! São bebés que tomam a iniciativa de “falar” sobre um assunto do seu interesse e são totalmente correspondidos por quem os rodeia! Quem não ficaria mais confiante?

 

4. Aumenta a auto-estima

Os bebés que usam a metodologia Baby Signs® recebem muito mais feedback positivo e repostas mais tranquilas e simpáticas por parte dos adultos. Há ainda uma sensação de orgulho quando os bebés comunicam sem ser necessário a típica “choraminguice”. E os bebés sentem isto, e a sua percepção de si próprios começa desde cedo.

 

5. Estimula o desenvolvimento da fala

Os bebés que fazem gestos para comunicar antes de terem a capacidade de falar, ficam mais ávidos à comunicação e percebem o quanto é agradável “falar” de assuntos tão diversos sobre o que querem, vêem e sentem. Por isso começam mais cedo a tentar falar, mesmo com o complemento dos gestos, uma vez que o arranque das palavras nem sempre sai de forma perceptível.

Está provado que os bebés que usam o Programa Baby Signs falam mais cedo, têm um vocabulário mais rico e formam frases mais cedo, em relação aos bebés que nunca usaram o programa.

 

Artigo relacionado: Os Gestos como etapa natural no desenvolvimento infantil

 

6. Aumenta os laços pais-criança

Laços estes que já existem e habitualmente são ainda mais fortalecidos quando há maior interação e comunicação entre a criança e os pais. E esta comunicação, por causa do Programa Baby Signs, começa muito antes das crianças aprenderem a falar!

 

7. Desenvolve a inteligência

Um dos benefícios comprovados pelo estudo realizado em conjunto com a Universidade de Califórnia, indica que as crianças de 8 anos que usaram o programa em bebés, revelaram 12 pontos acima da média no teste de inteligência.

 

Artigo relacionado: O fantástico cérebro do teu bebé e como os afetos o moldam

 

8. Aumenta as Competências Sociais

Bebés que ganham a capacidade de tomar a iniciativa de “conversarem” sobre um assunto, ou de “perguntarem” por um objecto, são bebés necessariamente com melhores competências sociais do que os bebés que não têm como “conversar” seja sobre o que for.

 

9. Permite a expressão de sentimentos

Mesmo tão pequeninos, conseguem identificar quando estão tristes, felizes, zangados ou assustados. A identificação destes sentimentos neles próprios e nos outros, numa fase tão precoce, vai ajudar num desenvolvimento emocional positivo. A aquisição de léxico emocional é o primeiro passo para o desenvolvimento da Inteligência emocional.

 

Artigo relacionado: Como ensinar as emoções: os primeiros passos para a Inteligência emocional – Parentalidade positiva e Programa Baby Signs®

 

10. Aumenta a Capacidade de Empatia

Desde muito cedo, que com a ajuda do Programa Baby Signs®, os bebés conseguem identificar alguns sentimentos nos outros. Por exemplo, eles podem ver outra criança a chorar e indicar por gestos que a outra criança está “triste”, e por isso criar empatia, podendo mesmo tentar arranjar uma solução, por exemplo emprestando-lhe uma bola!

 

11. Diminui Comportamentos Agressivos

Último benefício, mas não menos importante.

Conseguir que um bebé comunique de forma eficaz, através do Programa Baby Signs®, em vez de resolver a situação à dentada é de longe um benefício a ter-se em conta, principalmente se lidamos com grupos de crianças pequenas, como é nas creches. Crianças mais tranquilas, que pedem objetos e ainda pedem “por favor”, são muito melhor aceites pelos seus pares e mais facilmente há momentos de partilha.

 

Artigo relacionado: Porquê que o meu filho morde ou dá palmadas? E o que posso fazer?

 

Não deixe passar mais tempo e procure um Instrutor Certificado mais perto de si!

 

Um dia feliz,

Sabla D’Oliveira

Para Informações sobre Certificação de Creches envie um email para info@babysigns.pt

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Ao publicar um comentário neste site, concordas com a politica de privacidade do site acerca de como os teus dados são guardados e geridos.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.