info@babysigns.pt

Como ensinar as emoções: os primeiros passos para a Inteligência Emocional – Parentalidade Positiva e Programa Baby Signs®

Como ensinar as emoções: os primeiros passos para a Inteligência Emocional – Parentalidade Positiva e Programa Baby Signs®

A importância da aprendizagem sobre as emoções é gigante! Principalmente quando sabemos que adultos gostaríamos que as nossas crianças fossem: empáticas, felizes, com uma boa auto-estima, autoconfiança, auto-imagem e uma inteligência emocional equilibrada.

 

Ao completar, em 2017, a pós-graduação em Parentalidade e Educação Positivas da Escola de Magda Gomes Dias, tive a oportunidade de refletir e debruçar-me sobre as emoções na primeira infância.

Trago neste artigo parte dessa reflexão descrita no trabalho final, intitulado de “Uma reflexão sobre o Programa Baby Signs® e Parentalidade e Educação Positivas – Desenvolvimento do léxico emocional antes dos 24 meses, os http://www.parentalidadepositiva.comprimeiros passos para a Inteligência emocional”.

 

A Escola da Parentalidade e Educação Positivas traz-nos ferramentas essenciais para ajudarmos as nossas crianças a aprenderem sobre as emoções, a gerirem o que sentem e como se comportam. Tudo através da relação com os pais, educadores ou outros adultos de referência.

Há muito que se diz que os bebés são “esponjas”, que absorvem tudo o que se passa ao seu redor. Mas na verdade, só sabemos o quanto eles realmente “absorveram” quando eles nos mostram! Seja com as suas ações, reações, formas de nos comunicarem o que vêm, sentem, do que se lembram ou como solucionam os seus problemas.

Por vezes pensamos em como seria bom se houvesse uma janela para as suas mentes, para podermos saber o que eles estão a pensar e a sentir.

 

Artigo relacionado: Programa Baby Signs®: uma janela para a mente dos bebés

E como podemos ajudá-los a expressarem as suas emoções antes deles saberem falar?

Da mesma forma que os ajudamos a expressar o que querem, precisam e vêem! Com o Programa de linguagem gestual para bebés: Baby Signs®!

 

Esta surpreendente capacidade que os bebés têm de reproduzir gestos, permite-nos ajudá-los a expressar também as suas emoções e “nomear” as suas emoções mais cedo do que se esperaria.

 

Um dos primeiros passos para o desenvolvimento da Inteligência Emocional, de acordo com o autor Daniel Goleman, é o reconhecimento das emoções e saber nomeá-las (léxico emocional). Daí a importância e realce que se quer dar a esta etapa para se iniciar este desenvolvimento.

 

Artigo relacionado: Nunca Subestime o Poder de um Gesto

 

Segundo a autora Magda Gomes Dias,  a literacia emocional ajuda à criança a tomar consciência de si. A qualidade das experiências que a criança tem determina a sua construção cerebral e o desenvolvimento da inteligência emocional (Dias, M., 2016).

 

E porquê dar-nos ao trabalho de ensinar e modelar estas emoções em tão novos?

 

Porque desde cedo eles percebem e treinam o controlo do impulso. É-lhes dada a oportunidade de “pedir” a bola do outro menino antes de ir lá e tirar. É-lhes dada a oportunidade de “dizerem” que estão zangados, antes de morderem, de “dizerem” que estão Tristes, porque querem a mamã, etc.

 

Artigo relacionado: Os Gestos como Etapa Natural do Desenvolvimento Infantil

 

Segundo a opinião de Daniel Goleman, autor do livro “Inteligência Emocional”, as lições emocionais para serem eficazes, é necessário que estejam de acordo com o desenvolvimento da criança e à medida que crescem vão ser moldadas e repetidas ao longo das várias idades de forma a adequarem-se da melhor maneira à sua compreensão e capacidade.

 

Por isso, as fundadoras do Programa Baby Signs® não exploram mais emoções além da capacidade de que as crianças até aos 24 meses conseguem expressar. E são passados através de gestos como o Triste, Zangado, Assustado/Medo e Feliz.

 

Artigo relacionado: Como Funcionam os Gestos em Grupos de Creche

 

Contacta a tua Instrutora Baby Signs® para teres acesso a estes gestos e aplicares de acordo com a metodologia Baby Signs®, ou se ainda não frequentaste um workshop Baby Signs®, podes ver todos os eventos aqui, e começa já a ajudar o(s) bebé(s) da tua vida!

 

Para conheceres mais sobre a Escola de Parentalidade e Educação Positivas acede ao website aqui!

 

Para que as famílias sejam de facto mais felizes!

 

Sabla D’Oliveira

 

Bibliografia:

Dias, M. (2016) – Crianças Felizes. 4ª Edição, A esfera dos livros.

Goleman, D. (1995) – Inteligência Emocional, Editora Temas e Debates.

 

 

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Ao publicar um comentário neste site, concordas com a politica de privacidade do site acerca de como os teus dados são guardados e geridos.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.