Como assim, os bebés aprendem gestos? [com vídeo]

Bebés de que idade? Para quê os gestos? Será assim tão útil?
Ainda não é geral, mas será brevemente!
Todos os bebés portugueses vão se cruzar com a utilidade dos gestos!

Há cada vez mais educadores, amas, auxiliares a frequentarem os nossos workshops. Há cada vez mais famílias a se deliciarem com a capacidade de bebés tão novos conseguirem comunicar tão cedo e de forma tão certeira usando os gestos e a metodologia Baby Signs®.

Chega a ser tão impressionante, que lhe chamamos a magia dos gestos.

Partilho aqui vários bebés portugueses a fazerem gestos em momentos diferentes, para se fazerem entender aos seus pais:

 

O Programa Baby Signs® teve o seu início em 1982, nos EUA, pelas mãos das fundadoras especialistas no desenvolvimento Infantil Linda Acredolo e Susan Goodwyn. Anos de investigação, pesquisas com a Universidade de Califórnia, levaram ao que é hoje o programa pioneiro em gestos para bebés ouvintes. Criado por bebés, para bebés, testado, medido e comprovado, os benefícios são altamente aliciantes para quem respeita os bebés e acredita nas suas potencialidades. Por isso o sucesso ser a nível mundial.

Benefícios como maior desenvolvimento emocional, maior auto-confiança, maior desenvolvimento na linguagem e cognitivo, maior vínculo com os adultos ao seu redor, apenas para nomear alguns. Tudo isto acontece tanto em famílias, como em creches ou mesmo com crianças com necessidades específicas em terapias.

Em Portugal, temos a representação deste programa internacional desde 2017 e desde o início de 2022, que o Programa foi adaptado para ter na sua base os gestos da língua gestual portuguesa, tornando-se assim mais inclusivo e culturalmente mais integrado. Alguns gestos foram simplificados e outros foram acolhidos diretamente do que os bebés fazem naturalmente.

O Instrutor Baby Signs® não tem mãos a medir. Oferece serviços como workshop para pais, aulas para pais e bebés e playgroups Baby Signs®, assim como workshop para profissionais, certificação de instituições Infantis no Programa Baby Signs®, sessões em creches e berçários. É urgente ter uma visão e uma abordagem mais respeitadora dos bebés, ajudá-los a crescer mais tranquilos, confiantes e felizes e é essa a nossa missão. Mais informações sobre o curso de Instrutores AQUI.

E para quem se cruza com esta informação pela primeira vez, a resposta é sim! Os bebés aprendem gestos, se lhes dermos a oportunidade, e podem comunicar desde os 5/6 meses (o mais comum é  a partir dos 9 meses) coisas como “Leite”, “Mais”, “Cão”, “Ajuda”, “Acabou”…na verdade tudo o que for do interesse dele.

Podes ler mais sobre isto no artigo: “O Quanto um bebé consegue comunicar com o Programa Baby Signs?”

Recomendo ainda que subscrevas à nossa newsletter!! Além de ficares a par de mais novidades, recebes dicas úteis, vídeos engraçados de mais bebés a usarem o Programa Baby Signs®, recebes logo no e-mail de boas vindas uma canção e 3 gestos para experimentares!!

 

Obrigada por estares aqui!
Um dia feliz,
Sabla D’Oliveira
Diretora do Baby Signs Portugal®
info@babysigns.pt
WhatsApp +351 935631400

 

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.