O quanto um bebé consegue comunicar com o Programa Baby Signs®?

Esta pergunta não tem uma resposta definida, porque cada bebé é único!

No entanto, todos os bebés cujos pais e cuidadores decidem usar os gestos como ferramenta complementar à comunicação, ficam muito surpreendidos com o impacto que o programa tem nos seus dias. Mesmo instrutoras experientes ficam surpreendidas com os seus próprios filhos. E é esse o testemunho que venho aqui deixar. O registo que fiz com a minha filha de ainda 10 meses, e como conseguiu deixar-me de queixo caído!!

Convido-0 (a) a entrar por um dia, ou melhor, por uma hora, nesta pequena viagem pelo mundo real do Programa Baby Signs®.

A três dias dos 11 meses, a pequena Lu já tem uma vasta lista de gestos no seu vocabulário. Fez o seu primeiro gesto aos 6 meses e aos poucos foi acrescentando mais à sua necessidade de comunicar, a partir dos 9 meses já comunicava determinadas coisas intencionalmente. Está a ser uma aventura e pêras.

E vai daí que resolvi registar um dia inteiro de como era a dinâmica da Lu aqui por casa, para que pudesse passar melhor a noção do que é ter um bebé “Baby Signs” por casa. A ideia foi registar a hora, o gesto e a circunstância em que foi realizado o gesto, ao looooongo do dia.

A intenção era mesmo o registo de um dia…desde que acordasse até que adormecesse. Pois bem, ao final de 1 hora, pousei o papel e a caneta e dei por terminada a tarefa de registos!!! Percebi que não ia fazer outra coisa que não fosse registar gestos se continuasse.

Eu própria fiquei surpreendida. E esta brincadeira serviu foi para mim, para que eu tivesse noção do quanto a nossa filha “comunicava pelos cotovelos” e ainda não tinha dado conta. Tantos anos de Instrutora Baby Signs® e sou apanhada assim de surpresa!

Então, em 1 hora, registei o total de 19 gestos, de 13 gestos diferentes. Surpreendeu-me com duas frases (composição de dois gestos consecutivos), expressou o que sentia, via, ouvia e o que queria…numa hora apenas (claro que continuou ao longo do dia). E no meio de tantos gestos só não consegui perceber uma mensagem, portanto, 18 mensagens foram respondidas e correspondidas.

Coloco aqui os meus apontamentos no pedaço de papel que andava comigo. De seguida transcrevo todos os apontamentos.

Repare no título no início da folha :D!!

 

“Luísa, 10 meses, registo de 1 dia Baby Signs (a 3 dias dos 11 meses)

8.48 “Susto” (de um barulho que ouviu, ainda deitada)

8.50 “Frio” (a janela estava aberta)

8.55 “Papá” (ouviu a voz do pai a vir do andar de baixo)

9.03 “Bebé” (viu o boneco e fez o gesto ao pai)

9.04 “Papá” (a olhar para o pai)

9.11 “Água” (quando ouviu a máquina de café – aponta para a boca)

9.17 “Papá” (viu o papá a sair)

9.17 “Rua” (apontou para a rua, perguntei se queria ir e respondeu a repetir o gesto)

9.18 “Mano” (na sequência de ouvir “onde está o mano?”)

9.21 “Susto” + brrrrr (quando eu estava a descrever verbalmente que íamos vestir para ir à rua, ontem assustou-se com uma motoserra na rua que fazia brrrrr)

9.25 “Leite” (para mamar)

9.27 “Mais” (para mais leite)

9.28 “Papá + Mota”

9.30 “Mais + Papá” (seguido e várias vezes, eu fui interpretando, não cheguei a perceber a mensagem – ela sorria)

9.48 “Leite” (viu-me a vestir o soutien)

9.49 “Luz”

9.57 “Mota” (barulho da mota do pai)”

 

Maravilhoso, não é? E não é por ser “filha de instrutora”, este testemunho poderia ser de qualquer outra família que usa o Programa Baby Signs® no seu dia a dia. Temos tantas partilhas e historias surpreendentes contadas pelo mundo fora!

Não me canso de recomendar os workshops Baby Signs® para pais e para profissionais. Um workshop é o suficiente para aprenderem tudo o que precisam para terem sucesso e ainda têm acesso a 150 gestos em vídeos para consultar.

Pode consultar aqui os próximos eventos online e presenciais! E para formar toda a equipa de uma instituição infantil por um valor económico envie um email para info@babysigns.pt

Um dia feliz,

Sabla D’Oliveira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.