Como diminuir os ciúmes de irmãos?

A chegada de um bebé, quando há manos mais velhos, traz algumas preocupações e angústias aos pais. Recomendamos ter em mente estas três palavras chave para atenuar todos estes sentimentos e tirar o máximo proveito da vinda de um mano.

Será que vai ter ciúmes? Será que se vão dar bem? Será que vou conseguir gerir dois (ou mais)?…como acalmar estas nossas mentes inquietas? Continua a ler.

ENVOLVER, CONECTAR e COMUNICAR são a chave para que os ciúmes passem ao lado!

ENVOLVER

Envolver os manos mais velhos desde a gravidez. Ajudar a pôr o creme na barriga, sentir os pontapés, preparar o espaço.
E quando nasce, deixar que se aproximem sem forçar, estar nas rotinas se for da vontade deles, participar nos banhos, colocar o gorro, etc. Desde que seja da vontade deles.

CONECTAR

Conectar com os mais velhos. Olhar nos olhos, tomarmos atenção a detalhes para que se sintam vistos (tidos e achados, como diz a autora do livro “Para de chatear a tua irmã e deixa o teu irmão em paz”, Magda Gomes Dias). E sempre que possível ter momentos de “filho único”, conexão apenas com um filho de cada vez. A conexão através do contacto físico com o mais velho, mesmo quando estamos como mais novo (babywearing é um excelente aliado). Principalmente quando percebemos que o mais velho está mais agitado e “parece” estar a chamar a atenção, porque é muito provável que esteja.

COMUNICAR

Comunicar o que sentimos e ajudar que comuniquem o que sentem.
– “Agora no início o mano precisa muito muito da mamã para poder crescer forte, vamos arranjar uma forma de estarmos todos juntos.”
Frases como “estás com ciúmes” ou “olha os ciúmes”, não ajudam. A nossa resposta a qualquer comportamento que possa parecer mais desafiante e possa ser visto como ciúmes, deve ser dirigida à necessidade que estará por detrás do comportamento. Por exemplo, perante um comportamento de “chamada de atenção”, podemos dar um abraço, sentar por 5 minutos a fazer o jogo preferido, dar um carinho, dizer “gosto tanto de ti”, etc. Isto é corresponder à necessidade. E podemos ter estes gestos antes dos comportamentos surgirem.

Promover a comunicação entre irmãos desde cedo, ajudá-los a indicar o que gostam e não gostam um ao outro, ajudá-los a expressar que estão a brincar com um brinquedo e que quando terminarem então emprestam, respeitar a vontade de um e outro. E esta comunicação pode ser promovida desde os primeiros meses com ajuda de gestos Baby Signs®. Os manos mais velhos ficam muito orgulhosos quando sentem que podem estar a ensinar algo ao mais novo e o facto de virem a entender o que ele quer ou precisa ajuda na conexão e respeito entre irmãos.

Por isso convidamos sempre que possível os irmãos mais velhos a estarem presentes nos workshops Baby Signs®  para famílias.

Partilho convosco o vídeo da bebé Lu, aos 11 meses a perguntar pelo irmão 6 anos mais velho. Muito antes de conseguir dizer a palavra “mano”. As conversas entre os dois é simplesmente de derreter, chegaram entre os dois a inventar um gesto para uma brincadeira deles. A foto de capa deste artigo é destes manos “Baby Signs”.

Recomendamos a frequência num dos nossos workshops para pais ou profissionais. Encontra os nossos eventos AQUI.

Para saberes mais sobre o Programa Baby Signs, podes ler o artigo: “Como assim, os bebés aprendem gestos? [com vídeo]

 

Recomendo ainda que subscrevas à nossa newsletter!! Além de ficares a par de mais novidades, recebes dicas úteis, vídeos engraçados de mais bebés a usarem o Programa Baby Signs®, recebes logo no e-mail de boas vindas uma canção e 3 gestos para experimentares!!

Obrigada por estares aqui!
Um dia feliz,
Sabla D’Oliveira
Diretora do Baby Signs Portugal®
info@babysigns.pt
WhatsApp +351 935631400

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.