Não há dúvida de que a Lua e o Sol são dois elementos fundamentais à sobrevivência dos seres vivos no nosso planeta Terra. Ao refletir sobre isto pensei numa interessante analogia entre estes dois Heróis e os bebés quando usam os gestos. Ora bem, podemos comparar as diferentes fases da lua aos diferentes estádios do desenvolvimento dos bebés numa perspetiva life-Span: a lua, apesar de não mudar de forma, apresenta várias fases consoante a órbita ao redor da terra uma vez que não permanece parada no espaço. A força gravitacional entre a Terra e a Lua permite a continuidade da vida no nosso planeta. Os bebés crescem mas não mudam a sua forma humana e adoram estar em constante movimento. Desenvolvem-se à medida que vão interagindo com os seus pais, familiares, pares e outros adultos, em diferentes contextos. O sucesso do seu desenvolvimento vai depender da força gravitacional com todos aqueles que lhes poderão proporcionar estimulação e diversidade de experiências positivas, lúdicas e pedagógicas. São os nossos pequenos heróis!

Depois temos o poderoso Sol, uma linda estrela que emite calor e luz própria. Tão fundamental à vida na Terra. Podemos comparar os gestos do Programa Baby Signs® ao Sol, simbolizando o que estes provocam na relação entre pais e filhos, entre bebés, entre os bebés e outros adultos significativos, nomeadamente, calma, força, motivação, elevada autoestima, sentimento de segurança e sucesso na comunicação e melhor interpretação dos sinais emitidos pelos bebés, além da promoção duma vinculação mais segura, antecipação do desenvolvimento da linguagem oral, do desenvolvimento emocional, entre muitos outros…. Cada dia que passa, cada bebé e família que usam este Programa, experienciam radiosos sorrisos de felicidade e bem-estar.

Exemplo disto é o caso de uma bebé de apenas 4 meses que, após 9 dias do workshop para pais que fizeram comigo, imitou o gesto do leitinho. Os pais ficaram eufóricos de tão felizes e orgulhosos que estavam da sua filha. Queriam acreditar, mas não tinham a certeza se era real o que tinham visto. Pedi-lhes que filmassem a filha a imitar o gesto e me enviassem para poder confirmar. E confirmei, ela estava mesmo a imitar o gesto do leitinho. Juntei-me à euforia dos Pais 🙂  Com 4 meses e já tão desperta e pronta a comunicar com os seus pais!

São estes acontecimentos que nos contagiam a descobrir até onde nos poderá ainda levar o Programa Baby Signs®, incitando-nos à descoberta de novas formas de darmos a conhecer este Programa a todos os bebés e famílias que dele poderão beneficiar!

Profundamente imbuída desta convicção continuo otimista do seu sucesso e benefícios já comprovados, capazes de ajudar a desbloquear obstáculos relacionais, permitindo que os bebés possam comunicar antes de conseguirem falar!

Os gestos vieram para ficar, para brilhar, para tornar os nossos bebés ainda mais interativos, empáticos, calmos, confiantes e para que cresçam de forma holisticamente saudável!

Anabela Faria

Instrutora Certificada Independente Baby Signs®

https://www.facebook.com/Baby-Signs-com-Anabela-Faria-115194697848490

https://www.instagram.com/babysigns_anabelafaria/

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.