Nunca é demais dizer: “O Programa Baby Signs® é baby friendly”

Rosa, o meu bebé está repetidamente a fazer um movimento com as mãos quando vê ou pega em roupa, mas não estou a ensinar-lhe esse gesto. Será que está a criar um gesto para roupa? Mas não é o gesto do Programa Baby Signs®… não fará igual aos outros bebés.

Sim, é provável que o teu bebé esteja a criar um gesto para partilhar contigo o conceito de “roupa” e está a fazê-lo de forma espontânea e genuína.

O teu bebé tomou iniciativa, procurou-te e mostrou que sabe que o que é “roupa”.

Não é o gesto igual ao que o Programa Baby Signs® te oferece mas, não faz mal, está tudo bem, está tudo certo na mesma! O objetivo é que o bebé consiga comunicar contigo de forma tranquila e que se compreendam mutuamente.

O Programa Baby Signs® acima de tudo respeita o teu bebé e as potencialidades dele, por isso, está tudo bem 🙂

Alguns dos gestos originais do Programa Baby Signs® também foram criados por bebés, por isso é que o programa é tão baby friendly. Vai sempre de encontro às necessidades e capacidades dos bebés.

 

Rosa, o meu bebé não consegue fazer o gesto de girafa. É tão difícil!

Alguns dos gestos são mais complexos do ponto de vista da sua execução motora. É muito comum que os bebés não consigam executar os gestos de forma “perfeita”.

Com o tempo o bebé vai desenvolvendo as suas competências motoras e irá aperfeiçoar a execução desse gesto. Tu podes continuar a fazer o gesto na sua forma original, porque o teu bebé irá reconhecê-lo e terá sempre o teu modelo para se orientar e melhorar as suas capacidades.

O teu bebé está no caminho certo e tu também. Confia no teu bebé! O Programa Baby Signs® é baby friendly por isso os gestos são pensados para os bebés, criados para e pelos bebés e feitos pelos bebés.

 

Rosa, estou há semanas a fazer o gesto de acabou para o meu bebé e ele nunca o fez espontaneamente, nem o imita.

Se existem muitas coisas que o Programa Baby Signs® nos pode ensinar, esta é uma delas: o bebé tomará a iniciativa para imitar ou comunicar o que é significativo para ele. Tudo será no tempo certo para “aquele bebé”.

Será que esse gesto é assim tão relevante para o teu bebé? Será que está relacionado com as preferências e necessidades dele?

Este programa vai ajudar-te a olhar para o teu bebé. O teu bebé vai melhorar as competências de atenção conjunta. Tu vais aprender a brincar mais no chão. Juntos vão desenvolver um vínculo emocional inexplicável e único e viverão uma parentalidade mais positiva.

 

O Programa Baby Signs® é sem dúvida baby friendly. Ele respeita o teu bebé, aceita o que ele é capaz e a sua individualidade.

O Programa Baby Signs® vai promover o desenvolvimento da linguagem, um desenvolvimento emocional saudável e um vínculo seguro com o(s) cuidador(es) para a vida.

 

Esta é a verdadeira magia dos gestos.

Estás disponível em entrar nesta viagem com o teu bebé?

Vamos a isso 😉

 

Rosa Rodrigues

Instrutora Certificada Independente do Programa Baby Signs®

Terapeuta da Fala

Mestre em Neuropsicologia

https://instagram.com/rosarodrigues.tf?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.