info@babysigns.pt

Aos 12 meses o meu filho fazia cerca de 31 gestos e dizia duas palavras!

Aos 12 meses o meu filho fazia cerca de 31 gestos e dizia duas palavras!

Conseguem imaginar um bebé de 1 ano, que não diz mais que “mamã” e “papá”, fazer mais de 30 gestos para comunicar??

Deixo aqui o meu testemunho enquanto mãe “Baby Signer”!!

 

Não sei se já sabia, mas os bebés têm uma capacidade incrível de aprender gestos!! E nos workshops do Programa Baby Signs® aprende-se a metodologia e todos os passos para que qualquer pessoa tenha sucesso em casa ou na creche!

Fui mãe do Rafael em 2013 e lembro-me que estava “mortinha” para começar a usar o Programa Baby Signs® com o meu filho!

Eu tornei os gestos parte da nossa rotina, desde que ele nasceu! (sim, recordo-me de fazer o gesto de “leite” ainda na maternidade!! – atenção, não é preciso tanto!!). Portanto, o uso dos gestos tornou-se parte da forma como eu conversava com ele.

O Rafael fez o seu primeiro gesto, quando menos esperava, aos 9 meses! E cerca de um mês depois, aos 10 meses já tinha 8 gestos! E até aos 17 meses, foi sempre a somar, com 12 meses já contava com 31 gestos.

O primeiro gesto do Rafa aos 9 meses: papá!

O meu filhote não precisava de recorrer ao choro quando tinha fome, ou quando queria algo…ele simplesmente comunicava o que queria com os gestos que tinha aprendido.

 

Segue um exemplo aos 12 meses:

Rafa: vem ter comigo e faz o gesto COMER

Eu: “Queres comer filho? o que queres?

Rafa: faz o gesto de PÃO

Eu: “ah, queres pão? Boa, aqui tens!”

Rafa: faz o gesto de OBRIGADO (e vai todo contente a comer o seu pãozinho)

 

Parece mentira, mas não é!! Só visto… Eu ficava derretida com toda a ligação entre nós, ele mostrava-se muito autoconfiante e tranquilo. Era simplesmente maravilhoso!

 

Para quem ainda pouco ouviu falar de linguagem gestual para bebés e está neste momento a pensar o que acontece à fala se ensinarmos e incentivarmos à aprendizagem de gestos, esta é a resposta:

O Programa Baby Signs® tem mais de 30 anos de existência e as fundadoras, Dras. Susan Goodwyn e Linda Acredolo, criaram o Instituto Baby Signs®, onde estão continuamente a recolher dados e a inovar produtos.

 

Artigo relacionado: O que é e para que serve o Programa Baby Signs®?

 

Resumidamente, o que indicam os estudos científicos realizados pelas Fundadoras em conjunto com a Universidade Davis de Califórnia, é que os bebés que usam o Programa Baby Signs® FALAM MAIS CEDO do que os que não usam, têm um VOCABULÁRIO mais rico e FORMAM FRASES mais cedo.

 

A minha experiência pessoal e a experiência dos pais que frequentam os workshops e fazem-me chegar as novidades, mostram precisamente o que as fundadoras indicam: os bebés choram menos, começam desde cedo a tentar falar e são mais curiosos pela comunicação.

 

O meu filho, aos 17 meses atingiu o seu máximo em gestos que ele fazia! Registei no total 47 gestos!

A maioria já era feita com uma tentativa de dizer a palavra (por exemplo “ba” + Gesto de Banho) e algumas em simultâneo com as palavras recém-adquiridas!

 

Há bebés que com apenas 10 gestos comunicam o essencial das suas necessidades e não necessitam aprender mais e há bebés que exploram mais os gestos com os seus pais, havendo casos de bebés que aprenderam mais de 70 gestos para comunicar.

 

Mais do que os benefícios apontados, é toda uma experiência irrepetível na vida de um bebé, que queremos guardar para sempre nas nossas memórias!

 

Espero que a minha experiência te seja útil! Para te inscreveres num workshop para pais ou para profissionais no Programa Baby Signs® procura o instrutor mais perto  e começa logo a colocar em prática! 

 

Um dia feliz,

Sabla D’Oliveira
Diretora do Programa Baby Signs Portugal

 

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Ao publicar um comentário neste site, concordas com a politica de privacidade do site acerca de como os teus dados são guardados e geridos.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.