info@babysigns.pt

Perguntas Frequentes sobre o Fantástico Programa Baby Signs®

Perguntas Frequentes sobre o Fantástico Programa Baby Signs®

Quer conhecer o TOP 5 das perguntas mais frequentes sobre o Programa Baby Signs ®?

 

Estas são as 5 perguntas mais frequentes que os pais e profissionais com quem me cruzo fazem:

 

1. Com que idade devo começar?

2. Dá até que idade?

3. É para crianças surdas?

4. Isto não atrasa a fala?

5. Eu vou aprender a interpretar os gestos do meu bebé? Como é que aprendo?

 

1. Com que idade devo começar?

Depende da paciência dos pais! Os pais podem começar a fazer desde que o bebé nasça ou esperar que o bebé fique pronto a começar a fazer gestos e os pais terem um retorno mais imediato. Há vantagens e desvantagens nas duas situações.

Na primeira situação, os pais e o bebé ficam logo habituados a esta forma de interagir e quando o bebé tiver os fatores de desenvolvimento adquiridos irá começar a fazer logo os gestos e na segunda situação os pais vêm este retorno em menos tempo, no entanto há um tempo de adaptação nesta nova forma de interagir até verem os gestos a fluir.

Não há demasiado cedo nem demasiado tarde, é quando os pais decidirem!

 

2. Dá até que idade?

Até a idade em que o bebé começar a falar bem. Isto é, mesmo nos mais crescidos (perto dos 2 anos), há imensas palavras que ainda não dizem ou não pronunciam de forma clara e poderão usufruir do Programa Baby Signs®.

Claro está que, quanto mais velhos, menos tempo irão usufruir, pois não tarda estão a falar tudinho!

 

3. É para crianças surdas?

Não. O Programa Baby Signs® foi desenhado especificamente para crianças ouvintes, uma vez que usam gestos da Língua Gestual Americana adaptados às mãozinhas dos bebés e gestos que os próprios bebés criaram.

No entanto, a metodologia que se usa neste Programa pode ser usado para ensinar a Língua Gestual Portuguesa a um bebé surdo, sendo necessário apenas substituir os gestos.

 

4. Isto não atrasa a fala?

Não. Muito pelo contrário. As especialistas Dra. Linda Acredolo e Dra. Susan Goodwyn, tiveram a preocupação de fazer uma investigação científica, em conjunto com a Universidade de Califórnia e com o Instituto Nacional de saúde americano, com 140 famílias e os resultados foram espetaculares.

Os bebés não só não atrasavam a fala, como, na verdade, falavam mais cedo, tinham um vocabulário mais rico, formavam frases mais cedo, em conjunto com outros tantos benefícios como redução de birras e frustrações.

 

5. Eu vou aprender a interpretar os gestos do meu bebé? Como é que aprendo?

Os pais, num workshop de 1h30, aprendem gestos e como vão ensinar aos seus bebés, entre outras dicas úteis. Ao ensinarem os gestos aos bebés, quando eles tiverem a necessidade e vontade, vão conseguir comunicar com os adultos ao seu redor de forma eficaz aquilo que eles querem, vêm, sentem, muito antes de terem a capacidade de falar. Contacte o seu Instrutor Certificado e inscreva-se num workshop.

Se tiver alguma questão que gostaria de ver esclarecida que não esteja na lista acima, comente em baixo!

 

 

Um dia feliz,

Sabla D’Oliveira

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Ao publicar um comentário neste site, concordas com a politica de privacidade do site acerca de como os teus dados são guardados e geridos.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.