O programa Baby Signs® como elemento fundamental na VINCULAÇÃO!

 

A vinculação é um dos objetivos pretendidos na relação com qualquer bebé!

 Para além de Instrutora Certificada Independente Baby Signs®, sou Instrutora de Massagem Infantil e Conselheira de Aleitamento Materno e a VINCULAÇÃO é transversal a todas estas áreas! Todas pressupõem uma relação e daí um profundo conhecimento do novo ser que está a crescer: o bebé!

A amamentação, quando desejada e boa para ambas as partes, é o primeiro passo para uma ligação única, um momento mãe/bebé em que a relação se fortalece a cada dia porque permite momentos privilegiados como observar, ver, ouvir e sentir.

A massagem infantil permite o estreitamento dessa relação mas, mais do que isso, permite o alargamento desta vinculação a outros cuidadores que sejam significativos para a crianças! Para além de relaxarem, a massagem infantil também permite aos pais aumentar a auto-estima! 

O programa Baby Signs® vem cimentar esta vinculação! Somos seres de comunicação e vincular implica desde logo interação – uma interação precoce que provém da troca de afetos e de experiências! E como fazer esta troca de experiências acontecer com um bebé que não fala? O programa Baby Signs®, com os seus gestos simples e adaptados às mãos dos bebés, permite que desde muito cedo os bebés consigam transmitir o que vêem, ouvem e até o que pensam e sentem! É esta ferramenta que lhes vai permitir uma comunicação mais eficaz e sobretudo alargar as pessoas alvo de vinculação! Aos pais e cuidadores vai permitir um reforço da auto-estima pois vão sentir-se capazes de entender e responder às necessidades do bebé sem choros e birras! 

Inúmeros estudos defendem que a qualidade da interação repercute-se no modo como a criança irá gerir as suas relações e até como se vai relacionar com o ambiente externo! 

A proximidade e a qualidade do tempo passado com a criança fortalece-a emocionalmente! Começa com o Pele com pele aquando do nascimento em que há uma libertação de hormonas tanto da mãe como do bebé que levam ao relaxamento e estimulação da produção de leite! Transmite-se calor, CONFIANÇA E SEGURANÇA! 

 

Esta confiança e segurança é reforçada tanto com o toque e partilha na massagem infantil como através do programa Baby Signs® em que ‘empoderamos’ o bebé e lhe damos as ferramentas necessárias para uma comunicação eficaz!

 

Uma criança confiante e segura quer comunicar mais, aprender mais, relacionar-se e explorar o mundo, logo haverá uma estimulação natural e consequente desenvolvimento cognitivo! 

Montagner (1993) realça o termo vinculação como uma noção ampla que permite progredir no conhecimento do desenvolvimento do ser social e do ser de conhecimento que é a criança, não se confinando portanto aos laços entre o bebé e a mãe (ou mãe substituta) 

‘(….) nada justifica que reservemos este termo apenas para designar estes laços, mesmo que sejam os primeiros e mesmo que desempenhem um papel essencial no aperfeiçoamento e no futuro da criança. Também não vou utilizá-lo para designar os laços que se estabelecem e se constroem entre as crianças com algumas semanas, meses ou anos de vida e as diversas pessoas do seu meio, ou até com outros seres interativos como os animais domésticos.

É através de todos estes laços que o bebé e as crianças de qualquer idade desenvolvem sistemas de interação e comunicação múltiplos, que apenas podem favorecer o seu ajustamento às situações mais complexas. Uma aposta importante consiste em compreender quando e como os diversos sistemas se influenciam mutuamente, ao longo do desenvolvimento da criança. Encontra-se assim, satisfeita uma das melhores condições para melhor compreender quando e como a criança deixa de comunicar e também quando e como consegue voltar a fazê-lo” (p. 51).

O processo de vinculação desenvolve-se lentamente! Com pequenos toques e pequenos gestos conseguimos projetar uma enorme afetividade que será capaz de desenvolver crianças felizes e adultos saudáveis e equilibrados! 

 

Instrutora Certificada Independente Baby Signs®: Tania Dias

 

 

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.