O Baby Signs® na Comunicação/Interação entre pares

Como é que o Baby Signs® pode ajudar na Comunicação/Interação entre pares?

Será que pode?

É isso que vamos descobrir em conjunto, hoje!

Vamos começar pelo início…

Desde muito cedo que os bebés interagem com os outros através de:

– Sorrisos;

– Gestos;

– Vocalizações.

Sabemos que a creche é o primeiro e principal contexto onde os bebés começam a interagir com os pares, aprendem assim, a estabelecer relações, bem como, a desenvolver competências sociais.

Já nesta altura procuram ativamente os seus pares, brincam lado a lado, observam, imitam e interagem com um objetivo lúdico.

Sabemos ainda que, estas interações vão tornar-se progressivamente mais complexas, com o desenvolvimento de várias capacidades cognitivas, físicas e linguísticas.

Mas o que é na verdade a interação?

A interação é o comportamento que envolve dois ou mais pares, que participam numa atividade conjunta, podendo ser uma conversa, um jogo, um conflito ou qualquer atividade que implique o comportamento de todos.

Esta interação requer a capacidade de coordenar atenção com o outro, contudo em bebés tão pequenos, alguns dos aspetos importantes baseiam-se na regulação do olhar e do uso de gestos comunicativos.

Será que esta interação é sempre bem sucedida?

O sucesso da interação entre pares depende de um entendimento mútuo dos diversos participantes, como intervenientes ativos e intencionais da interação.

Parece que, este entendimento mútuo é possível de alcançar, mesmo sabendo que em bebés, existe uma limitação própria da idade, por não “falarem”.

É aqui que entram as diversas formas de comunicação que os bebés recorrem de forma natural, que os possibilita assim de comunicar, através dos sorrisos, dos gestos e das vocalizações.

Assim, torna-se uma comunicação intencional por parte do bebé, quando procura o contacto visual com o par enquanto realiza o gesto ou vocaliza alterna o seu olhar entre o objeto e o parceiro.

Por exemplo, após o gesto, o bebé espera pela resposta e caso este, não tenha sido compreendido pelo par, o bebé persiste repetindo e adaptando o gesto, com o objetivo de aumentar a eficácia da comunicação e interação.

Posto isto…

Parece que, a resposta é… SIM o Programa Baby Signs® pode ajudar, para que ocorra uma comunicação e interação eficaz entre pares. Tendo em conta que o gesto é de facto, um maravilhoso impulsionador do desenvolvimento de competências comunicativas e linguísticas.

Estamos assim, a transmitir ao nosso bebé uma ferramenta de comunicação natural que pode tornar a comunicação mais eficaz tanto com os pares, em ambiente de creche e não só, como com os diversos adultos que o rodeiam.

 

Daniela Guimarães

Instrutora Certificada Independente do Programa Baby Signs®

Terapeuta da Fala

www.instagram.com/ babysigns_danielaguimaraes

 

Referências Bibliográficas:

– Arezes, M., & Colaço, S. (2014). A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche. Interações, 10(30). https://doi.org/10.25755/int.4027

– Rodrigues, E. (2014). Evolução da linguagem. Dissertação de mestrado. Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/17834

– Silva, S. (2014). Aquisição da linguagem em função do contexto. Uma análise contrastiva: creche e família. Dissertação de mestrado. Universidade do Minho. https://hdl.handle.net/1822/29251

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.