info@babysigns.pt

Estratégias para promover a comunicação nos bebés

Estratégias para promover a comunicação nos bebés

A comunicação é uma das primeiras competências do ser humano, que ainda na barriga da mãe comunica algum desconforto, a reação a sons, vozes ou luzes com os seus pés, mãos e corpo.

Mais tarde, já cá forma é o choro, as vocalizações, o olhar e os movimentos que tomam lugar e dão início ao grande percurso que é a comunicação até se conseguirem fazer entender na perfeição.

Até lá, o gesto é uma das importantes competências que se aprendem e que ao contrário do que muitas vezes se diz, o gesto é um grande promotor do desenvolvimento da fala e da linguagem na criança.

“O gesto está para o falar como o gatinhar está para o andar” (Susan Goodwyn & Linda Acredolo)

Embora seja uma competência natural a comunicação poderá ser estimulada e deixo-vos algumas estratégias de como a poderão estimular no dia-a-dia:

  • Use linguagem simples e de fácil compreensão, pronunciada de forma clara e exagerada para captar a atenção dos bebés;
  • Complemente com gestos (do programa Baby Signs por exemplo) a sua comunicação, facilitará a compreensão do bebé;
  • Observe, escute e olhe para o bebé: esteja atento ao que ele quer, aos seus interesses e aproveite as suas formas elementares de comunicar o que quer fazer;
  • Responda sempre às suas interações, quando chora, ri, ou palra… Imite o bebé, resposta “estou aqui” ou “O que precisas?”;
  • Capte a sua atenção olhando-o nos olhos;
  • Use gestos e expressões faciais que lhe prendam a atenção, abrindo bem os olhos, a boca, fazendo caretas e sons variados;
  • Comunicar é uma troca e a troca de turnos na comunicação é essencial “agora tu, agora eu” quer seja a broncar com uma bola ou a palrar, rir, falar…
  • Aproveite as rotinas do dia-a-dia como tomar banho, comer, vestir… para ensinar o nome das coisas, as suas cores, ensinar os gestos e cantar canções sobre a temática;

(Adaptado de Joana Rombert, “O gato comeu-te a língua”)

O Programa Baby Signs tem tudo para vos ajudar nesta estimulação divertida das competências comunicativas linguísticas, intelectuais e de socilaização da criança mais pequena. Os seus gestos, músicas, livros ajudam a escolher atividades e vocabulário variado e prático, sendo flexível e super atrativo para os mais novos.

Ver também: https: Revista Sábado Entrevista Diretora de Baby Signs Portugal

O Programa Baby Signs está a encantar as famílias portuguesas e em todo o mundo e a refletir um conjunto de benefícios que não vão querer perder.

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Ao publicar um comentário neste site, concordas com a politica de privacidade do site acerca de como os teus dados são guardados e geridos.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.