5 Benefícios dos Gestos em Berçários e Creches

 

É muito natural, para quem lida com crianças pequenas e bebés, gesticular para acompanhar o seu discurso, canções e outras atividades. Por uma razão muito simples: queremos passar a mensagem!

E sabemos que o tempo de atenção é mais curto nos mais novos, que a compreensão é feita aos poucos e que precisam de tempo para assimilar novas aprendizagens. E os gestos são usados constantemente. Não conheço nenhuma canção usada em creche ou berçário que não use algum gesto.

Os educadores de infância e auxiliares de ação educativa, fazem-no constantemente e vêem que os bebés imitam e tentam falar em simultâneo. E isto é apenas a ponta do Icebergue das capacidades dos bebés e do que os gestos podem fazer por um grupo de creche e berçário.

O Programa Baby Signs® vai mais além do “doidas andam as galinhas” – que é uma excelente e divertida canção. Traz um novo olhar sobre o uso dos gestos na primeira infância, traz uma utilidade sem fim para quem trabalha com grupos de crianlas pequenas e bebés que ainda não falam, mas querem muito comunicar.

É desta utilidade que vos venho falar neste artigo [com um vídeo no final, com o testemunho de uma educadora de Infância do Porto]. Há muitos benefícios apontados por quem usa o Programa Baby Signs® em creche, escolhi os 5 mais referenciados.

 

Benefício 1: Redução de Frustrações = Grupos que Choram Menos

Quando um bebé percebe como passar a sua mensagem, há um fenómeno! Ele fá-lo a toda a hora! Finalmente é entendido por quem o rodeia. Finalmente recebe o que pede e é reforçado na sua mensagem.

Um exemplo simples (e real). Um bebé de 10 meses em adaptação, mostra resistência na sua primeira sesta na creche e antes da educadora tentar desvendar o porquê, este bebé faz o gesto de “leite”. Necessidade colmatada, frustração resolvida, bebé calmo e educadora feliz!

Se com um bebé, o dia a dia, torna-se mais simples e divertido, muito mais será com muitos bebés que se fazem entender melhor. E quando são entendidos recorrem menos ao choro e choraminguice.

 

Benefício 2: Desenvolvimento infantil

Uma das principais funções de um profissional que trabalha com a primeira infância, é garantir que os mais novos recebem os estímulos e as oportunidades certas, que os irá permitir desenvolver competências adequadas às várias etapas do seu desenvolvimento.

As atividades sugeridas no Programa Baby Signs® para Creches, promovem competências como: o desenvolvimento da linguagem e a auto-confiança.

Muitos educadores que aplicam diariamente este programa, descrevem os bebés como “mais despachados”, a falar e a resolver problemas. Vêem, por exemplo, crianças mais introvertidas a tornarem-se líderes do grupo! Tudo isto provocado pela capacidade de fazerem passar a sua mensagem eficazmente, numa idade em que de outra forma não o fariam.

 

Benefício 3: Aumento do Gosto pelos Livros

Todos os profissionais que lidam com a primeira infância sabem que os livros podem fazer magia! É uma forma e ferramenta útil e divertida de nos ligarmos com os mais novos, é uma fonte de ensino e aprendizagem de tantos temas. E quanto mais livros usamos, mais fomentamos o gosto pelos mesmos.

E se além das crianças verem e ouvirem o adulto a ler e a contar as histórias, a criança também puder ler e contar a história? Mesmo antes de saber falar. Imagina o quanto aumentaria o gosto pelos livros?

No vídeo que partilho em baixo, a educadora de Infância e também Instrutora Certificada Baby Signs®, Cristiana Cortinhas Silva, partilha um episódio fantástico que acontece no seu grupo com duas crianças e dois livros. Tenho a certeza que vai ficar de queixo caído!

 

Benefício 4: Partilha do seu mundo = Janela para a mente do bebé

Enquanto adultos observadores, damos por nós a pensar o que irá naquelas pequenas mentes.

Os bebés “Baby Signs” partilham constantemente o que lhes vai nas mentes: ora é o cão que ouviram ladrar, ora o gato que viram no livro, ora pedem uma canção, ora a maçã porque têm fome. É uma riqueza de partilhas dos bebés e de compreensão por parte dos adultos.

E preparem-se, porque revelam coisas que não nos passaria pela cabeça se não fizessem o gesto,  o revela o quanto são inteligentes e o quanto estão a raciocinar, a categorizar e observar tudo o que os rodeia. É exemplo disso o bebé que faz o gesto de “chapéu” porque quer ir à rua, ou o bebé que faz o gesto de flor quando vê um bróculo. E o adulto está mais preparado para ajudar e explicar como tudo funciona.

 

Benefício 5: O Vínculo com o Profissional

Os bebés sentem-se mais acolhidos e protegidos quando sabem que são entendidos pelos adultos, principalmente se estes não forem os seus adultos de referência.

Quando uma família já usa o Programa Baby Signs®, naturalmente quer também que o profissional que irá estar com o seu bebé em creche, conheça o programa. Pois irá corresponder mais rapidamente às necessidades do seu filho. E a ligação estabelece-se não só com o bebé, mas também com a família.

Esta comunicação traz maior ligação e segurança com os mais novos.

 

São vários os benefícios e este é o top 5. Espero que tenha gostado!

 

No vídeo que deixo aqui em baixo, uma entrevista realizada à educadora e instrutora Baby Signs, cuja experiência e sucesso com o Programa em sala vale a pena serem partilhados! Um grupo de bebés até aos 18 meses, que ao todo realizam cerca de 60 gestos para comunicar coisas muito específicas.

 

Para informações sobre como formar e certificar a equipa numa creche, envie um e-mail para info@babysignsportugal.com

Subscreva a nossa newsletter e receba sempre os nossos novos artigos e vídeos inéditos de bebés a fazerem gestos.

Qualquer questão envie-nos uma mensagem, teremos todo o gosto em ajudar.

Um dia feliz,
Sabla D’Oliveira
Dir. Baby Signs Portugal

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.