Por que a equipa educativa deve estar apta a implementar o Programa Baby Signs®?

No artigo anterior, acerca do Programa Baby Signs® em contexto de Casa de Acolhimento, a título introspetivo, coloquei a seguinte questão: Já pensaram com quantas pessoas é que um bebé convive numa Casa de Acolhimento? Quantas relações afetivas é necessário criar para haver um ambiente acolhedor, securizante e calmo?

Pois bem, trabalhando eu numa Casa de Acolhimento, e conhecendo o meio, entre crianças e adultos somos cerca de 30 elementos. Todos nos relacionamos, interagimos, brincamos, no fundo criamos as nossas relações afetivas entre todos.

Durante os Workshops vou dizendo que a chave para o sucesso do Programa Baby Signs® é a repetição dos gestos ao longo das rotinas e das interações que vamos tendo com o bebé. Claro que, no caso dos pais ou educadores, são eles os responsáveis por ensinar o Programa ao seu bebé. Numa Casa de Acolhimento, todos os elementos da equipa interagem com os bebés, todos são responsáveis em criar vínculo afetivo com eles. Havendo três turnos, as pessoas que participam nas rotinas de manhã, não são as mesmas que participam nas rotinas da tarde ou noite, e devendo-se manter a consistência em ensinar gestos durante o dia, todos os elementos devem estar aptos a implementar o Programa Baby Signs®. Assim, o bebé está exposto aos gestos e palavras durante o dia, a qualquer hora, com a possibilidade de repetir os gestos tantas vezes quanto possível.

Em jeito de testemunho, deixo aqui umas palavras de uma Educadora de Infância que desconhecia o Programa Baby Signs® e realizou a formação durante a Certificação da Casa de Acolhimento Berço: “ Foi um momento de reflexão e aprendizagem  muito didático. Desconhecia a existência deste programa. Fiquei surpreendida com os benefícios que podemos retirar. Espero conseguir aplicá-lo em contexto laboral, por forma a fazer a diferença no desenvolvimento dos nossos bebés. Obrigado por esta oportunidade e mais uma vez parabéns pela apresentação.

 

Ahhhh!!! E as outras crianças????? São excelentes professores do Programa Baby Signs® em momentos de convívio e brincadeira com os bebés. Adoram ensinar os gestos, é super divertido.

 

Sara Caramalho

Instrutora Certificada Baby Signs®

Facebook: https://www.facebook.com/saracaramalhobabysigns

Instagram: https://www.instagram.com/saracaramalho_babysigns/

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.