Gestos, tão naturais quanto falar as primeiras palavras.

Você já esteve em um lugar que não conseguia se comunicar? Lembra qual foi a primeira coisa que fez para conseguir comer, beber ou pedir alguma informação? Provavelmente, utilizou um gesto, talvez apontou ou criou um gesto.

Este, é apenas um exemplo de como, naturalmente, utilizamos os gestos para comunicar quando não nos é possível fazer de outra forma.

Os gestos fazem parte do desenvolvimento da linguagem infantil, e esse momento é chamado de fase pré verbal, nessa fase o bebé faz uso da comunicação não verbal para comunicar enquanto não surgem as primeiras palavras.

A comunicação com o bebé começa muito antes dele falar! Os gestos são importantes por que nos dizem exatamente o que o bebé está a olhar, a pensar ou a esperar que falemos, ou seja, é através dos gestos que as crianças veiculam e estruturam as suas primeiras intenções comunicativas.

Mas, quando os bebés começam a fazer gestos? Devemos estar atentos aos marcos do desenvolvimento da linguagem:

  • Entre os 7 e 11 meses de idade, esperamos que os bebés utilizem o gesto de apontar, o qual é utilizado pelo bebê quando ele quer mostrar ou pedir alguma coisa.

  • Entre os 9 e os 13 meses de idade os bebés começam a produzir os gestos representativos, que são gestos que apresentam um conteúdo semântico (por exemplo: abrir os braços para se referir ao avião) ou os gestos definidos culturalmente, como: mandar beijo e dar tchau.

Você viu como o bebé pode se comunicar mesmo antes de falar as primeiras palavras? Vamos estimular essa comunicação não verbal, porque ela faz parte do desenvolvimento infantil!

Tanise Anhaia

Fonoaudióloga

Mestra em Ciências da Reabilitação

Instrutora Certificada Programa Baby Signs®

Referências:

1. Iverson, J. M., & Goldin-Meadow, S. (2005). Gesture paves the way for language development. Psychological Science, 16(5), 367- 371.

2. Acredolo e Goodwin. Sinais – A linguagem do bebê. M. Books.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.