info@babysigns.pt

Os Estilos dos Nossos Pequenos Comunicadores

Os Estilos dos Nossos Pequenos Comunicadores

Todos nós adultos, jovens, crianças temos diferentes personalidades, temos formas diferentes de lidar com as situações, temos diferentes interesses… e estas diferenças começam a ser vincadas desde cedo, para além da componente genética que trazemos já desde a barriga da mãe.

Ora temos jeito para o desporto e somos ótimos nadadores, ora preferimos as relações sociais e somos mesmos bons a falar para muitas pessoas, ou a representar num palco… As habilidades de cada um são também diferentes.

Também os bebés são todos diferentes, e embora se conheçam etapas preditivas daquilo que se espera que o bebé adquira em determinada faixa etária, é importante atender a que estas etapas são também flexíveis e apenas orientadoras.

Ver também: O desenvolvimento da Comunicação na Primeira Infância

O bebé durante o seu desenvolvimento dedica parte do seu tempo àquilo que mais valoriza em cada momento da sua vida.

A forma como comunicam é também exemplo de que cada um apresenta o seu próprio estilo de comunicação e nos bebés não é diferente.

Cada bebé terá na forma de comunicar o seu próprio estilo, temperamento e personalidade.

Conhecermos estes estilos poderá ajudar a conhecer melhor o nosso bebé, os seus gostos e interesses e a forma como responde aos vários contextos.

Poderá facilitar a interação social e a forma como nós também lhe respondemos.

Estilo de comunicação sociável/extrovertido: Inicia a interação de forma rápida e espontânea; responde facilmente quando há um pedido dos outros; procura os outros para comunicar; vive para comunicar, para se relacionar;

Estilo de comunicação passivo: raramente inicia a interação; não responde facilmente a pedidos; demonstra pouco interesse na comunicação;

Estilo de comunicação inibido: é mais fácil responder aos outros do que iniciar a interação; precisa de mais tempo para responder; primeiro tem de ganhar confiança; comunica mais com o olhar, mímica e gestos, menos com sons;

Estilo de comunicação introvertido/fechado: não tende a procurar os outros, parece ignorá-los; gosta mais de brincar sozinho; não gosta de partilhar brincadeiras; é difícil responder a um pedido; gosta de viver no seu mundo.

(Fonte: Joana Rombert, em “O gato comeu-te a língua” pp.41)

Tal como a autora sugere, os estilos poderão não ser puros e um bebé/criança pode apresentar características de vários estilos em diferentes contextos. E os estilos podem também evoluir ao longo do tempo consoante ganhem mais confiança.

Também os pais mantêm com os seus filhos um determinado estilo de comunicação, mas, não obstante a personalidade, estilo, de cada adulto, de cada bebé e de cada familia é imprescindível que se crie um ambiente aberto, disponível e capaz de promover a comunicação, o diálogo e a partilha, sendo este ambiente essencial para que a criança se desenvolva.

O gesto, e o Progama Baby Signs em particular, é aqui um elemento essencial uma vez que é uma ferramenta de comunicação simples na sua forma, natural no desenvolvimento da criança e uma ferramenta sempre “à mão”.

O gesto pode ser o veículo ideal para conseguir chegar a uma criança cujo estilo comunicativo é mais inibido ou até conseguir que uma criança sociável e extrovertida comunique cada vez mais coisas do seu interesse.

Artigo relacionado: Os estudos incentivam-nos a usar os gestos com os nossos bebés.

Atenção: de facto cada criança tem o seu estilo, mas no âmbito da comunicação também existem dficuldades de comunicação decorrentes de alterações na aquisição de linguagem e fala e que carecem de avaliação, e eventualmente intervenção especializadas por um terapeuta da fala!

Só temos de conhecer o bebé que temos à frente e tentar incentivá-lo a comunicar, uma vez que a comunicação é o melhor meio para brincar, para sentir e para explorar o mundo.

Este artigo pretende orientar pais que se preocupam com a comunicação dos seus bebés, que esperam desesperadamente iniciativas, comportamentos, palavras e até gestos e que deverão antes de qualquer ansiedade conhecer o próprio bebé, o seu estilo e qual a melhor forma de a ele chegar. Num próximo artigo irei fornecer algumas estratégias que promovam a comunicação e emque o gesto e o Programa Baby Signs é um bom aliado.

 

Margarida Luz

Instrutora Certificada Independente Baby Signs

Terapeuta da Fala

Visitem a minha página de Facebook BabySigns_com Margarida Luz_Torres Novas para mais informações.

 

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Ao publicar um comentário neste site, concordas com a politica de privacidade do site acerca de como os teus dados são guardados e geridos.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.