info@babysigns.pt

Os 3 Maiores Mitos Relacionados ao Programa de Gestos para Bebés

Os 3 Maiores Mitos Relacionados ao Programa de Gestos para Bebés

Conhece aqui os mitos mais comuns quando se trata de ensinar gestos a bebés que ainda não falam. Será que ainda acreditas em algum destes mitos?

 .

Mito Nº 1 – Os gestos atrasam a fala!

 

A crença de que a criança vai ficar “agarrada” aos gestos ainda é o mito mais comum em Portugal, quando se fala de gestos para bebés.

 

Isto porque existe a ideia associada à fase em que a criança está a aprender a falar, e ao momento em que faz o gestos de apontar para ter o que quer, e o adulto entregar o objeto sem estimular a linguagem (ou com apenas um “toma”), ou, faz o inverso, e insiste de forma pouco simpática, para que a criança diga o que quer para conseguir obtê-lo (o que muitas vezes causa frustração e leva mesmo à desistência da criança). Nenhuma destas formas é favorável à aprendizagem da linguagem e em nada está relacionada ao gesto do bebé.

 

Os gestos e a metodologia do Programa Baby Signs® fazem com que o bebé oiça muito mais vocabulário, pratique muito mais a comunicação e comece a falar mais cedo!

 

Além das investigações científicas, as famílias e as creches que usam o Programa Baby Signs®, comprovam este desenvolvimento, e as nossas Instrutoras Baby Signs® que também são Terapeutas da Fala, são fãs desta ferramenta como forma de promover a linguagem.

 

Artigo relacionado: Os Gestos como Etapa Natural no Desenvolvimento Infantil

Mito Nº 2 – Nem todos os bebés conseguem fazer os gestos!

 

Há quem acredite que os vídeos de bebés que muitas vezes circulam na internet foram conseguidos após um treino “intensivo” como se de um circo se tratasse. E que nem todos os  bebés serão capazes de fazer tantos gestos ou que o usarão para comunicar.

O que não sabem é que é muito natural para um bebé fazer gestos e a metodologia do Programa, usa esta natureza para ajudá-los a utilizarem os gestos para comunicarem o que vêem, sentem, querem ou mesmo do que se lembram, muito antes de terem a capacidade de falar.

 

Artigo relacionado: Nunca Subestime o Poder de um Gesto!

Mito Nº3 – Dá muito trabalho usar a Metodologia do Programa Baby Signs®

 

Há famílias e profissionais que acreditam que é um grande investimento de tempo, paciência e trabalho, aplicar toda uma nova metodologia, nos seus dias já muito preenchidos, uma vez que têm toda uma rotina a cumprir, no caso dos profissionais, ou chegam do trabalho ao final do dia e só lhes resta tratar do banho, jantar e dormir, no caso das famílias.

 

Num workshop para pais ou profissionais, o Instrutor Baby Signs® além da metodologia, ensina o quanto é simples aplicar o Programa e como fazê-lo sem que isso acresça trabalho ou tarefas ao dia a dia da família ou profissional. E depois é só colher frutos com a facilidade que é a vida com um bebé que se expressa de forma específica, chora menos e está mais tranquilo.

 

Acrescento ainda o quanto se torna prazerosa e simples uma relação com um bebé que ainda não fala, quando este usa o Programa Baby Signs®.

 

Artigo relacionado: Quando inscrever-me num workshop e começar a aplicar o Programa Baby Signs® com o meu bebé?

Os testemunhos que nos chegam do mundo inteiro têm sido fantásticos e felizmente que há milhares de famílias e profissionais que estão muito atentos e confiam e acreditam na metodologia Baby Signs® e assim têm a possibilidade de ajudar os seus bebés a serem mais tranquilos, confiantes e acima de tudo mais felizes a curto, médio e longo prazo!

 

Podes ver neste artigo a entrevista em direto para a televisão, onde falamos dos benefícios e do quanto nos entusiasma saber que estamos a chegar a cada vez mais bebés: Direto na TV – O fenómeno Baby Signs® em Portugal

 

Comenta ou envia um email para info@babysigns.pt, estou aqui para te ajudar.

Um dia feliz,

Sabla D’Oliveira

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Ao publicar um comentário neste site, concordas com a politica de privacidade do site acerca de como os teus dados são guardados e geridos.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.