info@babysigns.pt

“Língua” ou “Linguagem” Gestual [para bebés]? – Qual a diferença?

“Língua” ou “Linguagem” Gestual [para bebés]? – Qual a diferença?

Afinal de que gestos são feitos o Programa Baby Signs®? E porquê que se usa o termo “linguagem” e não “língua” como se faz na Língua Gestual Portuguesa ou outra usada por surdos?

A origem do Programa Baby Signs® é americana, e inicialmente, há mais de 25 anos atrás, tinha pouco mais de 50 gestos, adaptados a partir da Língua Gestual Americana e com gestos que foram pesquisados e criados naturalmente por bebés. O Programa cresceu e assim cresceram as necessidades das famílias. Juntaram-se mais gestos, houve necessidade de cada país adaptar e usar também a Língua Gestual para surdos do seu país, para que se pudesse também servir a famílias em contacto com surdos.

Artigo relacionado: Nunca Substime o Poder de um Gesto!

No entanto o núcleo do Programa Baby Signs® continuam a ser gestos criados por bebés e a língua gestual americana adaptada às mãos dos mais novos, o que fez dele uma língua não oficial de surdos e sim uma “línguagem” universal para bebés de todo o mundo.

Um bebé português e um bebé mexicano, entendem-se perfeitamente usando o Programa Baby Signs®!

Mas como também estamos insatisfeitos com a inexistência da Língua Gestual Portuguesa (LGP) no nosso Programa em Portugal (que conta com o seu primeiro aniversário), vamos trazer esta ferramenta para o Baby Signs Portugal!! Espero trazer notícias boas em breve!

O Programa tem a flexibilidade que se ajusta na perfeição a cada família e instituição. A sua metodologia, filosofia e forma de estar na relação com o bebé é que faz a magia!

Podemos chamar de “Gestos” para bebés, o mais importante é a ponte que o bebé faz até à fala com muito menos birras, frustrações e uma grande confiança. Uma vez falando, ficam apenas as saudades dos gestos!

Artigo relacionado: Linguagem gestual para bebés ouvintes…será assim tão útil?

Para as famílias que contactem com surdos e precisem de usar esta ferramenta com a LGP, o programa Baby Signs tem a flexibilidade para fazê-lo!

Um dia feliz,

Diz-me qual a tua opinião em relação a este assunto. Gostaria muito de te “ler”!

 

Sabla D’Oliveira

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Ao publicar um comentário neste site, concordas com a politica de privacidade do site acerca de como os teus dados são guardados e geridos.